Docência

Minhas atividades docentes acontecem sempre na área de Comunicação Visual e Arte Publicitária, nos níveis de Graduação e Pós Graduação.

Na graduação ministro aulas, desde 1976, na Escola de Comunicações e Artes da Usp, no curso de Publicidade.

Na Pós Graduação, na mesma área da graduação, ministro aulas nos cursos:

• Gestcorp/ ECA-USP

• Publicidade e Mercado/ ECA-USP

• Gestão de Comunicação e Marketing/ ECAUCA

• Gestão de Marketing/ INPG/ Instituto Nacional de Pós Graduação

• Design/ INPG/ Instituto Nacional de Pós Graduação

• MBA/Fia/ Fundação Instituto de Administração 

• Economia do Turismo/ Fipe/ Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

• Propaganda e Marketing/ UNIVALI/ Universidade Vale do Itajaí./ SC

• Comunicação Visual/ Universidade Petrobras.

Com foco na prática profissional, os cursos de Pós Graduação podem acontecer em diversos formatos. Em módulo de 4 horas, como palestra, ou com maior carga horária, de 20 a 24horas, podendo assim acontecer um workshop de criação. Sempre com uma introdução conceitual. 



  • Programa de curso
  • Bibliografia básica

CRIATIVIDADE EM PROPAGANDA

Prof. Dr. Heliodoro Bastos/ Dorinho Bastos

Ementa

O curso visa apresentar conceitos de Identidade Visual empresarial, Programação Visual, com análise de soluções gráficas adotadas no mercado. Analisar os caminhos percorridos pela criação publicitária brasileira, nos seus 100 anos de vida. Além do processo de criação de uma campanha publicitária, com enfoque na direção de arte.

Justificativa

É indiscutível a importância cada vez maior da comunicação visual no marketing das empresas e instituições. Saber analisar um projeto visual ou uma campanha de comunicação, influenciará de forma positiva no diálogo dos alunos de outras áreas, com agências, estúdios e escritórios de comunicação.

Objetivos

Analisar o processo de fixação de Imagem Corporativa através de trabalhos grafo-visuais.
Munir o aluno de referencial conceitual e prático para o estudo e melhor visualização de projetos na área de Comunicação Visual.

Viver a experiência da criação de uma Campanha de Comunicação, em todas as suas fases, mas com foco na criação/direção de arte.

Tópicos

Conceitos da Identidade Visual
Definições: Marca, Logotipo, Logomarca
A formação da Imagem Corporativa
Analise de imagens conhecidas / Estudo de Casos
Brasil: Um século de Propaganda. Caminhos percorridos até Cannes.
O processo de criação de campanhas de comunicação
A visão da dupla criadora: Redator / Diretor de Arte
WorkShop/ Desenvolvimento de Campanha de Comunicação
Apresentação das Campanhas com discussão

Design e comunicação visual

Bruno Munari
Editora Martins Fontes

Layout: O design da página impressa

Allen Hurlbut
Editora Nobel

Design gráfico. Uma história concisa

Richard Hollis
Editora Martins Fontes

Sinais e Símbolos

Adrian Frutiger
Editora Martins Fontes

Como criar Identidade visuais para marcas de sucesso

Gilberto Strunk
Editora Rio Books/2001

Marca e meus personagens

Francesc Petit
Editora Futura

Design para quem não é designer

Robin Willians
Editora Callis

Direção  de arte e propaganda

Newton Cezar
Editora Futura

Psicodinâmica das Cores em Comunicação

Modesto Farina, Dorinho Bastos e Clotilde Perez.
Editora Edgar Blucher 2006

O Design Brasileiro Anos 60

Chico Homem de Melo (org)
Editora CosacNaif  2006

O Design Brasileiro Antes do Design

Rafael Cardoso.
CosacNaif  2005

Design Visual 50 Anos

Alexandre Wollner
CosacNaif  2003

Uma Introdução à História do Design

Rafael Cardoso.
Editora Edgar Blucher  2004

Criatividade em Propaganda

Barreto, Roberto Menna
São Paulo - Summus-2004.

Criação na Propaganda Impressa

João Vicente Bertolomeu .-
Editora Futura- 2002

Brasil, 100 anos de Propaganda

Nelson V. Cadena .-
Editora Referência- 2001.

A Câmara clara

ROland Barthes
Editora Nova Fronteira, 1980.