Minhas atividades docentes acontecem sempre na área de Comunicação Visual e Arte Publicitária, nos níveis de Graduação e Pós Graduação.
Na graduação ministro aulas, desde 1976, na Escola de Comunicações e Artes da Usp, no curso de Publicidade.
Na Pós Graduação, na mesma área da graduação, ministro aulas nos cursos:
• Gestcorp/ ECA-USP
• Publicidade e Mercado/ ECA-USP
• Gestão de Comunicação e Marketing/ ECAUCA
• Gestão de Marketing/ INPG/ Instituto Nacional de Pós Graduação
• Design/ INPG/ Instituto Nacional de Pós Graduação
• MBA/Fia/ Fundação Instituto de Administração
• Economia do Turismo/ Fipe/ Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
• Propaganda e Marketing/ UNIVALI/ Universidade Vale do Itajaí./ SC
• Comunicação Visual/ Universidade Petrobras.
Com foco na prática profissional, os cursos de Pós Graduação podem acontecer em diversos formatos. Em módulo de 4 horas, como palestra, ou com maior carga horária, de 20 a 24horas, podendo assim acontecer um workshop de criação. Sempre com uma introdução conceitual.
Prof. Dr. Heliodoro Bastos/ Dorinho Bastos
O curso visa apresentar conceitos de Identidade Visual empresarial, Programação Visual, com análise de soluções gráficas adotadas no mercado. Analisar os caminhos percorridos pela criação publicitária brasileira, nos seus 100 anos de vida. Além do processo de criação de uma campanha publicitária, com enfoque na direção de arte.
É indiscutível a importância cada vez maior da comunicação visual no marketing das empresas e instituições. Saber analisar um projeto visual ou uma campanha de comunicação, influenciará de forma positiva no diálogo dos alunos de outras áreas, com agências, estúdios e escritórios de comunicação.
Analisar o processo de fixação de Imagem Corporativa através de trabalhos grafo-visuais.
Munir o aluno de referencial conceitual e prático para o estudo e melhor visualização de projetos na área de Comunicação Visual.
Viver a experiência da criação de uma Campanha de Comunicação, em todas as suas fases, mas com foco na criação/direção de arte.
Conceitos da Identidade Visual
Definições: Marca, Logotipo, Logomarca
A formação da Imagem Corporativa
Analise de imagens conhecidas / Estudo de Casos
Brasil: Um século de Propaganda. Caminhos percorridos até Cannes.
O processo de criação de campanhas de comunicação
A visão da dupla criadora: Redator / Diretor de Arte
WorkShop/ Desenvolvimento de Campanha de Comunicação
Apresentação das Campanhas com discussão
Bruno Munari
Editora Martins Fontes
Allen Hurlbut
Editora Nobel
Richard Hollis
Editora Martins Fontes
Adrian Frutiger
Editora Martins Fontes
Gilberto Strunk
Editora Rio Books/2001
Francesc Petit
Editora Futura
Robin Willians
Editora Callis
Newton Cezar
Editora Futura
Modesto Farina, Dorinho Bastos e Clotilde Perez.
Editora Edgar Blucher 2006
Chico Homem de Melo (org)
Editora CosacNaif 2006
Rafael Cardoso.
CosacNaif 2005
Alexandre Wollner
CosacNaif 2003
Rafael Cardoso.
Editora Edgar Blucher 2004
Barreto, Roberto Menna
São Paulo - Summus-2004.
João Vicente Bertolomeu .-
Editora Futura- 2002
Nelson V. Cadena .-
Editora Referência- 2001.
ROland Barthes
Editora Nova Fronteira, 1980.